segunda-feira, 14 de setembro de 2015

IUPE Educação: Escolha da Profissão

Vamos, hoje, a uma das perguntas que recebo com mais frequência ultimamente, que é a escolha correta da profissão.

Muitas pessoas não se tocaram ainda que escolher a profissão é, também, definir se:

Sua vida será constituída de sacrifício diários, em uma atividade lucrativa qualquer que não lhe traga qualquer prazer, apenas para obter renda suficiente para se manter e manter sua família, rezando para que a sexta-feira chegue e possa relaxar desse estresse durante o final de semana, ou:

Sua vida será constituída de dias prazerosos, numa atividade que você ama e que cada pesquisa e cada ação sua signifique experimentar o prazer de estar contribuindo com algo maravilhoso para você, para seu conhecimento ou para a sociedade, e que, ainda por cima, lhe trará a renda necessária à sua manutenção e da sua família.

São dois caminhos que definem claramente:

Sacrifício por dinheiro.

Prazer pela produtividade e pela utilidade pessoal e social, com renda.

Tudo começa em casa e se estende para a escola. A visão dos pais e dos professores acaba limitando o filho e o aluno ao conhecimento deles, que pode estar muito desatualizado e que, além disso, está influenciado pela sua própria escolha, que pode não ter sido das melhores.

Vamos ao processo ideal de escolha.

Analise com muita calma e com muita sinceridade, quais são as atividades que você mais gosta e que possam ser compatíveis com alguma atividade profissional.

Analise quais são os assuntos que mais despertam seu interesse e, da mesma forma, quais as atividades profissionais que poderão fazer você estar em contato com esses interesses.

Sempre haverá uma profissão que se encaixe nesse seu perfil.

Os testes vocacionais que são encontrados em portais da internet ajudam muito no encontro dessas profissões, mas antes de fazer qualquer desses testes é importante listar seus assuntos de interesse e as atividades que você mais gosta.

Descarte, desde o início, a ideia de que a profissão ideal é a que dá mais renda!

Tais profissões podem até ser rentáveis, mas só trarão satisfação e sucesso para quem realmente se identifica com elas de verdade. Para os demais ela trará uma rotina estressante, desgastante e cansativa, já que o esforço diário estará visando apenas obter a renda necessária para seu sustento.

Escolhida a sua área de maior interesse e tendo listado as profissões que mais se enquadram em seu perfil, comece agora uma pesquisa de campo, para estudar tudo sobre essas profissões.

Converse com profissionais dessas atividades e que tiveram ou estão tendo o sucesso que você pretende ter também.

Quando você tiver decidido, comece seus planos de estudo já devidamente “focado” nesse objetivo.

Pode ter certeza de que seu sucesso estará garantido.


Nenhum comentário:

Postar um comentário